quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dicas e planejamento para festas infantis

Que tal umas dicas de como planejar uma festa em casa, ou então sugestões para quem quer idéias para os convites e lembrancinhas?
Vamos iniciar hoje artigos sobre festas infantis nos temas que nossos filhos adoram!
 Primeiro vamos dar idéias gerais sobre o planejamento da festa. 
Essas são regrinhas que podem ser utilizadas em qualquer tema e
 ajudam na hora de pensar o que comprar, o que fazer e quando fazer.
 
Escolher o tema:
A primeira coisa a se fazer e a que gera imensas dúvidas, é a escolha do tema. Se a criança já sabe escolher, deixe ela participar e dar opiniões. Se ainda for um bebê, é a hora da mamãe aproveitar e escolher o tema que achar mais apropriado, afinal serão poucas vezes que a mamãe poderá escolher mesmo porque aos 3 anos eles já sabem muito bem o que querem...rsrrs
Esta etapa também pode ser escolhida depois de escolhido o lugar da festa...vai depender de cada caso.

Orçamento:
Sempre queremos dar o melhor aos nosso filhos, mas nem sempre a situação financeira é favorável , então devemos analisar com calma esta parte.
O orçamento está tranqüilo? Então você pode optar por uma festa em Buffet infantil ou então se já tem o espaço (salão de festas, sítio, chácara, clube...) poderá contratar todos os itens separados ou fazer um pacote com uma empresa especializada englobando tudo.
A situação financeira não está das melhores? Não tem problema! Criatividade é tudo!
Com um pouco de disposição e imaginação, podemos bolar uma festinha simples mas simpática. Nós iremos falar sobre essa parte em cada tema que aparecer.
Não importa onde será a festa, o importante é você ter uma idéia de quanto poderá gastar até o final, lembrando dos convites, decoração, comida, bebida, animação, bolo e lembrancinhas.
Se você puder ter uma amiga, mãe ou irmã ajudando será melhor se a sua opção for fazer a festa por conta própria.

Lista de convidados:
Esta etapa também gera conflitos....rsrsr
Pense bem em quem vai convidar, mas leve em conta sempre seu orçamento.
Lembre-se que possivelmente possam aparecer a mais algumas crianças (sobrinhos ou netos de convidados), babás ou quando a festa é do tipo Escolar em Buffet infantil, lembre-se de contar possíveis irmãos e até mesmo alguns pais que insistem em ficar.
Da mesma forma como podem aparecer alguns convidados a mais, sempre têm uma pequena quantidade que não comparece. Numa festa familiar, cerca de uns 10% a 15% acabam tendo algum imprevisto e em uma festinha familiar com os amiguinhos da escola e seus pais junto, pode ser que uns 20% destes amiguinhos não compareçam.
Uma sugestão para estes casos é pedir que a presença seja confirmada por telefone até uma semana antes da festa para que você possa convidar outras pessoas. Se o seu orçamento estiver tranqüilo não peça esta confirmação porque é mais simpático.

Local da festa:
Normalmente as escolhas são entre fazer a festinha em casa ou em um buffet infantil. Existe também a opção de fazer em chácaras, sítios, salão de festa, parque......são diversas as opções, mas cada uma delas dependerá do seu orçamento, portanto analise bem.
Os buffets infantis hoje contém com uma série de pacotes dos mais variados preços que podem sim entrar nos orçamentos menores, desde que reservado com antecedência e parcelado conforme as opções.
Vale à pena analisar os tipos de brinquedos oferecidos e a idade média das crianças convidadas e é claro, do aniversariante. Por exemplo: se sua festa for de 1 aninho e os amiguinhos são as crianças do berçário da escolinha ou parentes que tenham bebês na maioria, não adianta contratar um mega super hiper Buffet com brinquedos mil, mas que na verdade não terá crianças para brincar.
Ah! Não esqueça de fazer a reserva do local da festa, principalmente se for em Buffet infantil, com pelo menos uns 2 a 3 meses de antecedência. Nos mais concorridos você corre o risco de ter que fazer a reserva 1 ano antes para garantir sua data com tranqüilidade.
A festa feita em casa ou no salão de festas do prédio você poderá personalizar todos os detalhes e fazer a festa exatamente da forma que quiser.Lembre-se que você deverá contratar tudo à parte então pesquise bastante os preços para poder economizar, mas dê preferência à serviços prestados por empresas que você tenha alguma referência para não se chatear em cima da hora da festa.

Comidas e Bebidas:
No Buffet infantil, você deverá escolher entre as opções de cardápio oferecidas.
Na festa em casa, você definirá a quantidade e qualidade dos alimentos e bebidas.
A quantidade é sempre uma dúvida. Abaixo temos uma estimativa de como podemos contabilizar, claro, dependendo de cada festa e possibilidade:

Docinhos : 6 unidades por pessoa
 Salgadinhos: 12 unidades por pessoa
 Refrigerante : 600 ml por pessoa
 Cerveja: 600 ml por pessoa (adulto)
 Bolo : 100 g (1 fatia) por pessoa - lembre-se que os pimpolhos ou não comem, ou devoram varias fatias!
 Carne : 200 g por pessoa
 Carne para churrasco : 400 g de carne, que você pode dividir por picanha, linguiça, costela ou outro tipo de carne.
 Arroz: 150 g de arroz cozido por pessoa
 Massa : 200 g por pessoa

Como sugestão geral, podem ser servidos:
- salgadinhos fritos e assados, doces, bebida e bolo
-salgadinhos como entrada, prato quente (massa/molho/salada ou arroz/carne/salada), salada, doces, bebidas e bolo.
- sanduíches de metro, ou mini, com diversos tipos de pães e recheios, doces, bebidas e bolo. Esta opção pode ou não ter salgadinhos também.
- contratar barraquinhas que servem pipoca, cachorro-quente, mini hamburguer, mini pizza, crepes, entre outros. Hoje há uma variedade grande de opções nestas empresas. Neste caso, os docinhos podem ser substituídos pelas opções de barraquinhas doces como crepe de chocolate, mini pizza doce, algodão-doce, picolé, etc. Também lembrando das bebidas e do bolo. 

Mesa de Guloseimas
Esta opção pode ou não existir na festa. Se a lembrancinha (falaremos abaixo) for exclusivamente de doces ou contiver muitos doces, não existe a necessidade da mesa, mas se a lembrancinha não tiver nenhuma balinha, pode ter certeza que as crianças sairão perguntando dos doces....rsrsr
A mesa de guloseimas pode ser montada combinando vários tipos de guloseimas. No Buffet infantil, normalmente os itens são escolhidos por eles, mas em casa o que vale é a sua imaginação. Você pode optar por pedir que o Buffet disponibilize uma mesa com toalha e você mesmo leva os doces...é uma opção aonde podemos ter certeza do que será servido. Esta opção também é útil quando você opta por fazer guloseimas personalizadas aonde você pode colocar etiquetas com o tema e nome do aniversariante em praticamente todo tipo de doce (chiclete, caixinhas com balas, pirulitos, etc)
Uma opção legal para complementar esta mesa também, são os cupcakes decorados ou não no tema e  docinhos modelados. Os docinhos de copinho também ficam lindos com pequenas decorações, ou mesmo sem decoração nenhum porque só os confeitos já enchem os olhos das crianças e dos adultos também.

Bolo
O bolo é a sensação da festa. Principalmente no sabor!
Existem bolos modelados lindíssimos, mas que não são gostosos. Se você conhece uma boleira insubstituível mas que não decora, escolha este. É melhor sempre garantir o sabor do que o visual o sucesso (claro! Também não apresente um bolo derretendo ou despencando pelas laterais que não fica legal...a aparência deve ser no mínimo apetitosa...já ouviu a sentença “comer com os olhos”?)
Em mesas decoradas demais, normalmente o bolo “desaparece” e o que vai contar é o pratinho vazio ou cheio na mesa depois da festa.

Entretenimento
Em buffets infantis, o entretenimento para as crianças já está garantido. Sempre é bom conhecer o local antes e fazer a escolha pelo buffet que têm brinquedos de acordo com a faixa etária da maioria das crianças.
Para a festa de 1 aninho em especial, evite convidar palhaços a não ser que a criança se sinta perfeitamente confortável na presença deles. Nesta idade normalmente, as crianças têm pavor deles e aniversariante ou convidados fugindo ou chorando por causa de uma atração que era para ser alegre, não combina.
Mágicos, cachorrinhos adestrados e recreação sempre também são boas opções.
Se você faz a festa em casa, tem a possibilidade de inventar jogos e brincadeiras que você mesmo (ou alguém na família que adora fazer isso) poderá comandar.

Planejamento do roteiro da festa
Tente se planejar para uma duração em média de 4 horas que é o mesmo aplicado nos buffets, exceto nas festas escolares ou durante a semana que normalmente têm 3h de duração.
Dê um prazo de uma meia hora em média no início para os convidados chegarem.
Divida o restante do horário para as brincadeiras/recreação, mágico/palhaço/teatro e  parabéns. Normalmente logo após os parabéns as pessoas já estão começando a se despedir, principalmente nos buffets. Nas festas em casa, este momento pode durar um pouco mais, principalmente com os familiares mais chegados.
Logo após os parabéns, já se prepare para a entrega das lembrancinhas. É muito comum ficarmos entretidas com os amigos e familiares, e esquecermos de entregar as lembrancinhas para os primeiros convidados a saírem. Se você puder contar com a Judá de alguém para lembrar deste momento, será melhor.

Use sua intuição e tudo correrá bem! No final das contas, o que vai importar mesmo, é a alegria dos nosso filhos curtindo a festinha tão esperada!
                                                                       
                                                                                                        Fontes: adaptação de festasinfantis.com.br e portaltudoaqui.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...